segunda-feira, 16 de maio de 2011

Roda dos Alimentos

Estabelece porções diárias equivalentes, dentro de grupos de alimentos

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. 
Mas, em muitos outros países a roda dá lugar à pirâmide dos alimentos, que na opinião dos especialistas nacionais não representa aquilo que deve ser uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada. É que a pirâmide hierarquiza os alimentos, dando assim mais importância a uns que a outros. E isto não está correcto, pois deve-se dar igual importância a todos os alimentos.
A evolução dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua reestruturação. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado. Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais. A nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.

Constituição
A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: - Cereais e derivados, tubérculos – 28% - Hortícolas – 23% - Fruta – 20% - Lacticínios – 18% - Carnes, pescado e ovos – 5% - Leguminosas – 4% - Gorduras e óleos – 2%

Antiga
Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia. Os grupos de alimentos eram os seguintes:

ILeite e derivados
IICarne, peixe e ovos
IIIÓleos e gorduras
IVCereais e leguminosas
VHortaliças, legumes e frutos






Nova

É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
Cereais e derivados, tubérculos4 a 11 porções28%
Hortícolas3 a 5 porções23%
Fruta3 a 5 porções20%
Lacticínios2 a 3 porções18%
Carnes, pescado e ovos1,5 a 4,5 porções5%
Leguminosas1 a 2 porções4%
Gorduras e óleos1 a 3 porções2%
Embora não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.

fonte: http://www.g-sat.net/consultorio-320/fruta-e-legumes-na-alimentacao-o-que-e-uma-porcao-196527.html 
e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_Alimentos
e
http://osbeneficiosdoexerciciofisico.blogspot.com/2010/07/um-bom-desportista-deve-ter-alguns.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário